PROGRAMAS E PROJETOS

O Festival Cultural e o Orooni são os dois maiores projetos realizados pelo Ilê Obá L´Okê. O Festival é uma proposta de cunho sociocultural, alicerçada nas manifestações culturais e artísticas existentes nas comunidades. É um espaço de formação intelectual, mas também de livre manifestação dos dons artísticos dos moradores locais, reunindo música, dança, artes visuais, cultura popular e patrimônio cultural.

O Orooni é uma rede de jovens de candomblé. Trata-se de uma articulação que reúne jovens, adultos, crianças e idosos associados em torno do legado de matriz africana. Essas pessoas, através de um fórum de debates, buscam estabelecer um diálogo entre o saber ancestral e questões políticas, sociais, econômicas e culturais que atingem as populações negras, como o racismo estrutural e a intolerância religiosa.

Para o desenvolvimento de tais ações, o Ilê Oba L`Okê conta com o apoio institucional de órgãos municipais, como a Secretaria da Saúde, e estaduais, como a Secretaria de Promoção a Igualdade Racial (SEPROMI) e a Secretaria da Cultura (SECULT), além da parceria com o Ministério Público do Estado da Bahia, através do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (GEDHDIS) e da Defensoria Pública Estadual. Somam-se a isso as parcerias com os Movimentos Sociais.